Vacinação contra aftosa em Alagoas começa dia primeiro de maio | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vacinação contra aftosa em Alagoas começa dia primeiro de maio

Objetivo é imunizar cerca de 1,2 milhão de animais até o dia 31 de maioA partir de domingo, dia 1°, cerca de 1,2 milhão de animais começam a ser vacinados contra a febre aftosa em Alagoas. A vacinação é obrigatória para bois e búfalos e prossegue até o dia 31.

Nesta etapa da campanha, a primeira de 2011, o prazo final para declarar a vacina também é o dia 31 de maio. Até 2010, o limite da declaração se estendia em 15 dias depois de concluída a vacinação.

A medida, segundo Manoel Tenório, diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), faz parte dos esforços da agência em cumprir as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para obtenção do status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

? O relatório final de cada etapa tem que ser entregue até 30 dias depois de terminada a vacinação. Estendendo o prazo da declaração, tínhamos apenas 15 dias para fechar esse relatório. Com um grande volume de informações e pouco tempo, os atrasos acabavam acontecendo ? explica o diretor.

Esta etapa da vacinação antiaftosa também deve ser marcada pela atualização do cadastro agropecuário. A Adeal está orientando os criadores a aproveitarem a ida aos escritórios da agência para declarar a vacina para atualizar os cadastros.

Além de informações sobre o rebanho, que já fazem parte de todas as campanhas, nessa atualização devem ser informados dados da propriedade ? como arrendamentos, incorporação de lotes ? e do proprietário dos animais ? CPF, identidade e comprovante de residência. A atualização cadastral é um dos mais importantes itens para evolução do status sanitário animal de Alagoas.

? Ainda temos inconsistências em nosso banco de dados e esse é um dos principais pontos que precisam ser observados para obtenção da zona livre ? destaca Manoel Tenório.

A febre aftosa é uma doença grave e altamente contagiosa. Ela ataca animais de casco bipartido e pode ser transmitida através do ar, da saliva, do leite e do contato com animais doentes. Única forma efetiva de proteção, a vacina antiaftosa deve ser aplicada em bois e búfalos nos primeiros dias de vida do animal e a cada etapa das campanhas de vacinação, que, em Alagoas, são realizadas em maio e novembro.

Sair da versão mobile