Caminhonete fabricada no Mercosul terá isenção de IPI para agricultor

PROJETO NO SENADO

Caminhonete fabricada no Mercosul terá isenção de IPI para agricultor

CRA do Senado aprova emenda que estende benefício para caminhonetes de até 3,5 toneladas; texto vai para a Comissão de Assuntos Econômicos

caminhonete, produtor rural
Foto: Divulgação/Toyota

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado aprovou nesta quarta-feira (22) uma emenda que estende às caminhonetes fabricadas em países integrantes do Mercosul a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição desse tipo de veículo por produtores rurais pessoas físicas.

A emenda, apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), foi relatada pelo senador Jayme Campos (União-MT) e aprovada por unanimidade.

Com isso, o projeto de lei (PL) 2.966/2019, de autoria do senador Irajá (PSD-TO), passa a prever a isenção do IPI para caminhonetes de fabricação nacional e também para caminhonetes fabricadas nos países integrantes do Mercosul, desde que tenham peso bruto total de até 3,5 mil quilos.

A emenda foi aprovada com o argumento de que o Brasil tem uma obrigação, perante os demais países integrantes do Mercosul, de dispensar aos produtos originários do território dos demais Estados Partes o mesmo tratamento tributário aplicável aos produtos nacionais.

Com a aprovação da emenda, a matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será apreciada em caráter terminativo. Se aprovada pela CAE, o projeto poderá seguir para a votação no Plenário do Senado.

Sair da versão mobile