CPI das ONGs convoca Marina Silva após ausência Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

POLÍTICA

CPI das ONGs convoca Marina Silva após ausência

O relator da CPI, Marcio Bittar (União-AC), pediu que o convite da ministra fosse transformado em convocação, o que foi aprovado

Marina Silva
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A CPI das ONGs decidiu convocar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, após ela não comparecer à comissão parlamentar de inquérito nesta terça-feira (21). A ministra havia sido convidada, mas alegava conflitos de agenda.

O relator da CPI, Marcio Bittar (União-AC), pediu que o convite fosse transformado em convocação, o que foi aprovado pelos integrantes da comissão, com o voto contrário do senador Beto Faro (PT-PA).

Para o presidente da CPI, Plínio Valério (PSDB-AM), a justificativa da ministra não foi convincente. “Isso aqui é uma CPI, nós não podemos, por mais compreensão que tenhamos, insistindo para que fosse convite, só dependeu da resposta dela, e a gente continuaria como convite, mas a resposta não foi convincente. Ela nos deixa, a véspera de encerrar a CPI, como data pra ela poder vir aqui”, disse.

Além de Marina Silva, a CPI das ONGs também quer ouvir a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. A pedido do senador Beto Faro, ela será convidada, e não convocada, para audiência na comissão.

De acordo com Faro, Sônia Guajajara se comprometeu em comparecer à CPI após a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP28, em Dubai. “Ela chega no dia 12, aqui em Brasília, de volta da COP. Ela chega no dia 12 e ela se propõe, do dia 13 ao dia 15, em qualquer um desses dias ela se propõe a vir aqui”, disse.

A CPI das ONGs deve encerrar seus trabalhos em dezembro.

Sair da versão mobile