Soraya Thronicke: agro e meio ambiente precisam caminhar juntos

Política

Soraya Thronicke: agro e meio ambiente precisam caminhar juntos

Soraya Thronicke (União-MS) foi eleita, no início do mês, para a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado

A senadora Soraya Thronicke (União-MS) foi eleita no início deste mês, por aclamação, para a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).

Soraya já havia presidido a CRA no biênio 2019-2021.

Em entrevista ao Rural Notícias, a presidente do colegiado disse que o ‘agro e meio ambiente precisam caminhar juntos’.

Ela também defendeu o enfrentamento da questão fundiária. “A reforma agrária é uma ferramenta de inclusão social, com toda a certeza. E o debato precisa ser feito, sem a interferência política e ideológica. É preciso debater sim, mas de um ponto de vista técnico. O assentado precisa do título, preciso do acesso ao crédito, a dignidade”, disse.

Segundo a senadora, todos os projetos importantes para o agronegócio e que estão parados na CRA já tiveram um relator designado. “Com a mudança de legislatura, é normal essa mudança. Agora os relatores vão ter tempo para analisar os projetos, mas nós esperamos começar as sessões deliberativas, no máximo, em maio. O agronegócio é um setor de extrema importância e os projetos não podem ficar parados”, afirmou.

A primeira ação do colegiado foi a aprovação de requerimentos de convite a quatro ministros: da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira Ferreira; e do Meio Ambiente, Marina Silva.

De acordo com a presidente da CRA, todos aceitaram os convites para falar sobre às diretrizes e os programas prioritários de suas pastas.

Sair da versão mobile