Agro sofre com falta de planejamento do Plano Safra 2021/22, diz deputado Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Agro sofre com falta de planejamento do Plano Safra 2021/22, diz deputado

Na avaliação do deputado federal Zé Silva, os recursos disponíveis precisam crescer 10% nesta safra e as taxas de juros mantidas

Falta menos de um mês para o início da próxima safra e agricultores ainda esperam as definições do Plano Agrícola e Pecuário 2021/22. Na avaliação do deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), diante das indefinições, o setor produtivo sofre com a falta de planejamento para a próxima temporada.

“A terra já está pronta para o plantio, mas temos uma burocracia bancária e ainda não sabemos a quantidade de dinheiro que será disponibilizado e quais serão as taxas de juro aplicadas. O governo precisa fazer uma força-tarefa nacional para dar andamento na questão”, comenta o deputado.

Segundo Zé Silva, outra dúvida que fica é saber se o montante de recursos disponibilizados será suficiente para atender ao setor. “Nossa expectativa é que além de aumentar 10% o volume de recursos, é que sejam destinados valores para a assistência técnica e extensão rural, pois sem isso os riscos do endividamento podem aparecer. O setor também precisa que as taxas de juros reduzidas ou mantidas”, destaca.

Sobre a demora para aprovar o orçamento para o setor produtivo, Zé Silva afirma que o estado brasileiro priorizou outros setores em detrimento do agronegócio. Diante deste cenário, o parlamentar cobra mais previsibilidade dos recursos, com um Plano Safra com validade por cinco anos.

Sair da versão mobile