“Ásia vai aumentar demanda por grãos, carnes, café e açúcar do Brasil” Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

“Ásia vai aumentar demanda por grãos, carnes, café e açúcar do Brasil”

Benedito Rosa acredita que Singapura, Indonésia e Japão também devem ser tratados como prioridade

Representantes da União Europeia, Ásia, Arabia Saudita e África do Sul participaram nesta terça-feira, 27, de um encontro para discutir o cenário das exportações brasileiras. São 24 pessoas espalhadas pelo mundo com a carreira de adido agrícola, criada em 2008 para facilitar o acesso ao mercado internacional de produtos do agronegócio brasileiro.

Com a projeção de quase 80% da população mundial vivendo apenas na Ásia até 2050, o ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Benedito Rosa acredita que o Brasil deve focar em outros mercados da Ásia, e não só a China.

De acordo com ele, os principais produtos a serem exportados são proteína animal e vegetal. “Eles [Ásia] não têm condição de produzir tudo que os seus mercados necessitam. Alguns países da Ásia não possuem solo e clima possível para grandes extensões de plantio de grãos nem pecuária e, consequentemente, eles têm que importar soja, milho e outros componentes para ter uma avicultura e suinocultura razoável. Serão demandas, e seria prioritário para o Brasil avançar nessa direção”, afirma.

Para Benedito, o Brasil deveria seguir o exemplo da Argentina, que exporta volumes semelhantes para a China e o resto da Ásia. “Temos que abrir os olhos, estudar e ter estratégia de inserção nos outros mercados importantes da Ásia. Indonésia, Singapura e Japão são países que na próxima década devem formar um conjunto que deve ser tratado como prioridade pelo Brasil”, completa.

Sair da versão mobile