‘Convênio 100 foi renovado, mas descontos podem mudar em um ano’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

‘Convênio 100 foi renovado, mas descontos podem mudar em um ano’

O alerta foi dado por secretários de Fazenda. Segundo o representante do Paraná, a ideia é consultar o setor produtivo sobre as alterações

crescimento no PIB, dinheiro, desenvolvimento
Foto: Canal Rural

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) renovou o Convênio 100, que reduz ou isenta a cobrança de ICMS na compra de insumos agropecuários, por mais um ano. Mas os 27 secretários de Fazenda dos estados e do Distrito Federal dizem que o benefício deve sofrer alterações.

As mudanças podem ser apresentadas pelos estados ao longo dos 12 meses em que o convênio estiver em vigor. Existe a possibilidade de que os descontos da base de cálculo do ICMS sejam alterados em uma próxima renovação.

“O entendimento é de que, se for o caso, a mudança será construída em conjunto com o setor produtivo, que é diretamente impactado”, afirma o subsecretário de Fazenda do Paraná, Fernades dos Santos.

O maior foco das alterações deve ser na tributação de defensivos. Os descontos são criticados por ambientalistas, mas o diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Fabrício Rosa, rebate. “Há uma bandeira ideológica no Ministério Público, das ONGs, que trabalha enviesado por pessoas que infelizmente desconhecem a importância do insumo, a segurança com que o país usa”, afirma. O dirigente não acredita que esses argumentos sustentem uma futura revisão.

Sair da versão mobile