Morre touro Tango, considerado “tesouro genético” leiteiro | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Morre touro Tango, considerado “tesouro genético” leiteiro

Animal está ranqueado como 4° melhor touro para transmissão de leite e 1º em persistência leiteira

Fonte: ABS Pecplan

A bateria Leite Tropical da ABS Pecplan perdeu nesta semana um de seus mais importantes touros da raça gir Leiteiro. O touro Tango FIV JMMA, morreu aos 10 anos e é considerado um dos líderes de venda da empresa.

Para Fernando Rosa, gerente da Pecplan, a genética do touro é valorizada pelo mercado, principalmente, pela sua alta produtividade, já que Tango está ranqueado como 4° melhor touro para transmissão de leite, com PTAL de 943,63 kg/leite e número 1 para persistência de leite no Sumário da Avaliação Nacional de Touros das Raças Zebuínas, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ)/2016.

“Além de ser utilizado para reprodução em rebanhos gir, Tango também foi largamente usado para produção de girolando, onde foi observado bom temperamento e úberes de excelente qualidade!, disse Fernando Rosa.

O criador José Mário Abdo lembra que Zonara, a primeira filha de Tango, foi campeã mundial. “Um feito inédito e imprevisível, que nenhum outro touro rei do leite conseguiu”, disse ele, que definiu Tango como um “tesouro genético que até a Índia descobriu, demandando duas mil doses de sêmen”.

Material genético do touro foi exportado também para países da América Latina, como Colômbia e Venezuela, e da América Central. Segundo a ABS Pecplanl, ainda há disponibilidade de sêmen do reprodutor.

Sair da versão mobile