Ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli foi indicado oficialmente ao prêmio Nobel da Paz 2021. Produtor rural, engenheiro agrônomo e pesquisador, ele tem uma vida dedicada à melhora da produtividade da agropecuária brasileira.
Mineiro de Bambuí, Alysson Paolinelli tem 84 anos. Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras, é um dos pioneiros nos estudos de produção no cerrado e da tropicalização da agricultura. Foi ministro da Agricultura de 1974 até 1979, quando implementou a Embrapa, um marco na pesquisa da agricultura tropical. Em 2006, ganhou o prêmio World Food Prize, que equivale ao Nobel da Alimentação.
O também ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues enalteceu a importância da do colega. “Na minha visão, como produtor rural, ele é hoje o maior brasileiro vivo”, diz.
Relembrando sua trajetória, Paolinelli conta que o governo brasileiro tinha um desafio muito claro na década de 1970. Evitar o desabastecimento e a fome, desenvolvendo uma tecnologia inédita de agricultura tropical que tornasse o país autossuficiente na produção de alimentos. “Montamos com o que tinha de melhor em termos de pesquisa”, afirma.