Estudo aponta ameaças e efeitos do clima em 21 portos brasileiros

Diversos

Estudo aponta ameaças e efeitos do clima em 21 portos brasileiros

Questões climáticas vão demandar investimentos na infraestrutura portuária e logística do Brasil

Um estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Agência de Fomento Alemã (GIZ) mapeou as principais ameaças climáticas e os efeitos dos clima em 21 portos públicos brasileiros.O o documento apontou os vendavais como a principal ameaça climática para o setor e também alertou para o impacto de tempestades e aumento do nível do mar.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, as alterações climáticas são uma preocupação que o Brasil precisa dar atenção, pois o nível do mar e as adversidades climáticas podem demandar investimentos na infraestrutura portuária e logística nacional.

Além disso, Daoud ressalta o compromisso do Brasil com a sustentabilidade. “A grande preocupação que precisa se estancar rapidamente é a emissão de gases de efeito estufa. O mundo está empenhado nisso para tentar conter esse momento. Essas coisas são delicadas, mas sem dúvida alguma agropecuária Brasileira como seu carro chefe vai dar uma grande atenção”, diz.

O comentarista lembra que necessitamos de investimento financeiro para alavancar os compromissos de sustentabilidade. “O Brasil tem um peso muito grande em questão de equilíbrio de clima, já que possui a maior parte da reserva vegetal e biodiversidade do mundo e precisa evidentemente de dinheiro para cuidar dessa questão”, finaliza.

Sair da versão mobile