Mercado está de olho na safra brasileira de laranja, diz analista do Rabobank

Diversos

Mercado está de olho na safra brasileira de laranja, diz analista do Rabobank

Safra de laranja 21/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi estimada em 267,87 milhões de caixas; queda de 9%

Na última semana, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) projetou uma produção de aproximadamente 26 milhões de caixas de laranja a menos que a expectativa inicial.

A safra de laranja 2021/22 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi reestimada em 267,87 milhões de caixas. Em comparação à expectativa inicial, divulgada em maio, a redução é de 26,30 milhões de caixas, o equivalente a aproximadamente 9%.

De acordo com o levantamento, realizado pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/Unesp, o clima foi o principal fator que impactou o número, com a combinação da intensa falta de chuvas e as geadas ocorridas em julho.

Segundo o analista sênior do Rabobank Brasil, Andrés Padilla, a redução na safra de laranja já era esperada.

Ainda de acordo com Padilla, o estado da Flórida, maior produtor de laranja dos Estados Unidos, está reduzindo a produção da fruta todos os anos. Porém, neste momento, o que tem movimentado o mercado é a expectativa em relação a produção brasileira. “Além de ser a segunda safra consecutiva de perdas, existe uma expectativa sobre o que vai acontecer no ano que vem. As árvores entram numa condição difícil de safra e florada, que será determinante para safra do ano que vem”, disse.

Padilla disse que o estoque de passagem será o menor dos últimos cinco anos, no entanto, o mercado vai dar conta. “Os compradores estão acelerando os contratos porque entendem que é importante garantir o suprimento para os próximos meses”, afirmou, dizendo que a oferta será apertada.

O analista do Rabobank explica que o consumo de laranja aumentou durante a pandemia da covid-19, quando as pessoas passaram a ficar mais em casa. No entanto, com a retomada gradual da atividade, o mercado ainda não sabe como será no ano que vem.

Sair da versão mobile