Saída de Lula da prisão pode dificultar avanço das reformas, diz analista Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

Saída de Lula da prisão pode dificultar avanço das reformas, diz analista

STF decidiu contra a prisão após condenação em segunda instância. Entre os beneficiados está o ex-presidente da República

O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão após condenação em segunda instância foi acirrado até o fim. Coube ao presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, dar o voto de minerva. Ele definiu que condenados têm o direito de responder em liberdade até que tenham se esgotado todos os recursos judiciais.

Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que cerca de 5 mil presos podem ser beneficiadas. Entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá, no âmbito da Operação Lava-Jato.

Para o cientista político da Tendências Consultoria Rafael Cortez, a saída de Lula da prisão deve agravar a polarização política no Brasil e dificultar o avanço das reformas econômicas. Segundo ele, o ex-presidente não deve tentar se eleger no pleito de 2022. “A decisão do triplex não é a única que pode impedir o ex-presidente de concorrer à presidência”, diz.

Sair da versão mobile