ABPA cria programa preventivo de combate à peste suína no Brasil

ABPA cria programa preventivo de combate à peste suína no Brasil

Na última sexta-feira, 6, a FAO informou que 7.659 milhões de suínos já foram eliminados em países asiáticos em decorrer da doença

suíno, suinocultura, china
Responsável por dizimar milhares de rebanhos na Ásia, e em especial na China, a PSA é altamente contagiosa e letal para os animais. Foto: José Medeiros/ Governo de Mato Grosso

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) lança nesta semana o site brasillivredepsa, ação que faz parte da campanha de prevenção à Peste Suína Africana no Brasil, promovida pela entidade com o objetivo de reduzir riscos ao setor produtivo brasileiro.

O site possui  reúne em um único espaço as principais informações e medidas de prevenção de Peste Suína Africana (PSA). Com uma linguagem simplificada e ilustrativa, o portal dá dicas sobre os cuidados que devem ser tomados por quem pretende visitar instalações produtivas no exterior, por exemplo.

“Engajada com as ações de prevenção à PSA, a ABPA tem unido forças junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com o Grupo Especial de Prevenção à Peste Suína Africana (GEPESA) para que o Brasil tome todas as medidas necessárias de proteção contra a entrada da doença no território nacional”, afirmou a entidade em nota.

Doença

Responsável por dizimar milhares de rebanhos na Ásia, e em especial na China, a PSA é altamente contagiosa e letal para os animais, podendo causar bilhões de dólares em prejuízos. “Avançamos um importante passo para harmonizar entendimentos na estratégia de prevenção à Peste Suína Africana. O Brasil é livre da enfermidade e esta é uma oportunidade de reforçar sua blindagem sanitária para que o País fortaleça ainda mais seu papel como parceiro em prol da segurança alimentar do mundo”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

Na última sexta-feira, 6, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou ontem que 7.659.650 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número representa um aumento de 416,9 mil animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 21 de novembro. Os dados da FAO foram atualizados até 28 de novembro.

Sair da versão mobile