Veja a importância de participar de consulta sobre uso do glifosato Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Veja a importância de participar de consulta sobre uso do glifosato

Apesar de estudos apresentados pela Anvisa atestarem que o herbicida não faz mal ao meio ambiente e à saúde humana, sua utilização está em reavaliação

glifosato
Foto: Ministério da Agricultura

O risco do glifosato ser proibido no Brasil ainda existe, mesmo depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter publicado estudos atestando que o herbicida não faz mal ao meio ambiente e não é cancerígeno. A reavaliação do produto está em fase de consulta pública.

No site do órgão, estão disponíveis 400 páginas com centenas de pesquisas. Lá, o produtor pode enviar dúvidas e sugerir novas avaliações. Até o momento, foram enviadas mais de 3.500 participações.

“A consulta pública é importante para que a sociedade aporte novos dados e faça outras interpretações, podendo discordar da Anvisa. Recebemos pareceres diferentes e podemos acatá-los ou não”, conta Daniel Coradi, coordenador de reavaliação da Gerência de Toxicologia da Anvisa.

Convicto que o produto não prejudica o meio ambiente ou a saúde humana e faz muita diferença para a produtividade das lavouras, o produtor Rodrigo Tramontina, de Bela Vista do Paraíso (PR), defende que o setor precisa participar. “Cada vez mais, os agricultores devem se associar e se informar sobre a parte política e comercial, tanto do glifosato como de outras moléculas. Se ele deixar de existir, pagaremos um preço muito alto no futuro próximo”, afirma.

O prazo para o envio de manifestações vai até a segunda-feira, dia 8. Você pode acessar a consulta clicando aqui.

Sair da versão mobile