Daoud: Queda no consumo de carne se dá pela renda baixa da população Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Daoud: Queda no consumo de carne se dá pela renda baixa da população

Para Miguel Daoud, quanto maior a renda, maior é o consumo de carne no Brasil

O consumo de carne bovina no Brasil é o menor em 12 anos. É o que aponta a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Segundo a entidade, o consumo de carne caiu 5% no ano passado, passando para 36 quilos por pessoa. É o menor nível desde 2008. Ainda segundo o levantamento, em 2020, o consumo de ovos aumentou 9% e o frango, 7%.

Para o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, esse cenário de queda no consumo de carne no país se dá pela crise que o país está passando, o que acaba levando a escolhas na hora de consumir proteínas. Segundo ele, quando o consumidor tem dinheiro no  bolso, a preferência é pela carne bovina. Já quando está com pouco dinheiro, a preferência é pelos vegetais, como arroz e feijão. Contudo, ele cita uma diferença na atual conjuntura: os preços da proteína vegetal também subiram.

Segundo Daoud, esse cenário pode durar mais um tempo e o assunto deveria estar na mesa da ministra da Agricultura, Teresa Cristina. Com a previsão climática de que nos próximos 10 anos vamos ter uma descompensação no clima que pode afetar a produção agrícola e, consequentemente, os custos, o comentarista cobra medidas do ministério. “A ideia seria o Ministério da Agricultura garantir a produção desses insumos, garantindo bons preços a quem produz, para que a oferta possa aumentar junto a esses setores. Se não, teremos um cenário muito complicado.

Sair da versão mobile