Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Dia mundial do café: produtores falam sobre conquistas e desafios

Para celebrar a data, o Canal Rural ouviu cafeicultores em diversas regiões pelo país; confira os depoimentos

Nesta quarta-feira, 14, é comemorado o dia mundial do café, a bebida que faz grande parte da cultura brasileira. Além de maior produtor, o Brasil é o maior exportador mundial do grão.

No dia mundial do café, a comemoração para o produtor Vagner Gonçalves, do Paraná, é em dobro, já que hoje também é aniversário dele. “Desde 2015 entrei para o mercado de cafés especiais. É uma bebida fina e a nossa região é muito boa e temos um importante grupo nos dando assistência”, diz ele.

Minas Gerais é responsável por mais da metade da produção nacional. Para Fernando, de São Pedro da União, cada xícara tem uma história. “Quantas pessoas não passam por aquele café que chega à mesa dos consumidores? Desde a hora que o safrista está colhendo o fruto, o produtor beneficiando e entregando para a armazenagem e distribuição e assim entregar até o consumidor final, com aquela qualidade. Então lembre de toda a cadeia produtiva que está envolvida”, destaca.

“Para mim, ser uma cafeicultora é motivo de grande orgulho. Significa fazer parte de uma cadeia que transforma a vida de muitas pessoas. Significa fazer parte da construção de um mundo melhor e produzir um produto saudável e de forma sustentável”, conta a produtora Mariza.

Para Alexandre, produtor em Jaguaré (SP), apesar dos desafios do clima e alta nos insumos, ele continua otimista. “Esperamos que tudo possa melhorar. O agricultor é sempre um esperançoso e vamos continuar na luta”, diz.

“O cafeicultor está no nosso sangue e na nossa criação. É um hábito de nós, brasileiros, começar o dia com uma xícara de café. É para isso que a gente trabalha, para melhorar a qualidade de vida dos nossos cooperados, das famílias e a responsabilidade sempre de entregar e respeitar todo o trabalho do produtor, que leva um café de excelência qualidade”, completa o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião Filho.

Sair da versão mobile