Estiagem: governo federal ainda não decidiu sobre financiamento no RS Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Estiagem: governo federal ainda não decidiu sobre financiamento no RS

Expectativa era de que Banco Central e Economia tivessem resposta no começo desta semana sobre liberação de pagamento de Proagro e seguro, assim como permissão de novo plantio financiado

O Ministério da Agricultura continua dialogando com a pasta da Economia e com o Banco Central (BC) para tentar atender às demandas dos produtores do Rio Grande do Sul afetados pela estiagem. Quinze dias após receber os pedidos, o governo federal ainda não decidiu se vai permitir um novo financiamento da safra para aqueles que acumularam perdas no campo.

A expectativa era de que, no início desta semana, o BC e o Ministério da Economia já tivessem a resposta para os dois principais pedidos dos produtores gaúchos. Um deles é a liberação de pagamentos do Proagro e do seguro rural; o outro, a permissão para que um novo plantio financiado seja feito na mesma área com perdas. Entretanto, ainda não houve decisão sobre nenhum desses pontos.

Com o aperto das contas públicas neste ano de pandemia, a equipe econômica se preocupa com os custos que o atendimento a essas demandas irá gerar aos cofres do Tesouro Nacional. A medida também não é permitida no Manual de Crédito Rural, o que obrigaria o BC a abrir uma exceção na normativa.

De acordo com fontes do governo, outra preocupação é a de que, com a incidência de La Niña na região, ainda há riscos de perdas em um novo plantio. O que teria como consequência a necessidade de um segundo pagamento do Proagro.

O diálogo segue em andamento nos bastidores. Nesta terça e quarta-feira, Agricultura e Economia fizeram reuniões para tratar do tema.

Sair da versão mobile