Farsul pede alteração na política de preço mínimo pago a produtores Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

Farsul pede alteração na política de preço mínimo pago a produtores

Segundo a entidade, atualmente há uma grande diferença entre os valores praticados no mercado e os preços mínimos estipulados pelo governo

A Farsul encaminhou nesta semana um documento à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, onde pede a substituição de um trecho do Manual de Crédito Rural (MCR) relativo à Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A razão está na grande diferença entre os valores praticados no mercado e os preços mínimos estipulados pelo governo. No caso do arroz, por exemplo, a variação chega a 111,55%, dificultando o exercício do Financiamento Especial para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE – antigo EGF).

Os produtores estão tendo dificuldades de fazer o FEE e preferindo produtos bancários dentro do crédito livre, que apesar de maiores juros, exigem menos garantias. Isso acaba por comprometer o bom funcionamento da política agrícola, segundo a Farsul. 

A solicitação é que no item 3-4-13 do MCR onde diz que “o FEE tem como base o preço mínimo dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preço Mínimo…”, seja substituído por “O FEE tem como base o preço estipulado pelo agente financeiro que não poderá ser inferior ao preço mínimo dos produtos amparados pela Política de Garantia de Preço Mínimo…”. A justificativa da entidade é de que os riscos relativos à operação são dos agentes financeiros que podem estipular preço base na busca por competitividade.

Confira o documento:

 



 

Sair da versão mobile