Frutas e hortaliças: após geadas, oferta pode levar até 120 dias para se reestabelecer Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Frutas e hortaliças: após geadas, oferta pode levar até 120 dias para se reestabelecer

Geada foi mais rigorosa e abrangente em relação aos anos anteriores e afetou muito a oferta e qualidade dos alimentos mais sensíveis, diz Ceagesp

Após as geadas afetarem a oferta de frutas e hortaliças em algumas regiões do Brasil, o cenário pode levar algum tempo para se reestabelecer, devido às características de alguns produtos, segundo Flávio Godas, chefe de economia e desenvolvimento da Ceagesp.

“Houve uma geada mais rigorosa e abrangente em relação aos anos anteriores. Isso afetou muito a oferta e qualidade dos alimentos mais sensíveis, como o pimentão e aa abobrinha, que devido ao cenário, teve uma alta de 150% de elevação de junho para julho”, destaca.

Ainda segundo Godas, para algumas culturas, como o alface, a oferta poderá ser recuperada em até 40 dias. Para outros itens, esse prazo pode ser maior.

“Culturas como tomate, por exemplo, demoram até 120 dias para restabelecer a sua oferta. Então, dependendo do teor das próximas geadas esse período pode aumentar. Nesse período, o consumidor pode substituir esses por raízes e tubérculos, que tem maior disponibilidade no mercado”, ressalta Godas.

 

Sair da versão mobile