‘Negociações entre países do Mercosul deve ir além de barreiras não tarifárias’ Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Rural Notícias

‘Negociações entre países do Mercosul deve ir além de barreiras não tarifárias’

Segundo o professor de economia da USP, não se faz um plano econômico sem entender as potencialidades e necessidades de cada país

Em reunião da cúpula do Mercosul, que marca nesta sexta-feira, 26, o aniversário de 30 anos do bloco, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a atualização da Tarifa Externa Comum (TEC) para recuperar o dinamismo do país. Bolsonaro também destacou que há espaço para integração regional a partir da redução de barreiras não tarifárias.

De acordo com o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Celso Grisi, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, precisa pensar além de barreiras não tarifárias. “É importante ter a TEC revista, mas o ministro deveria pensar maior. Quais são as vocações regionais entre os players do Mercosul? Não se faz um plano econômico sem entender as potencialidades e necessidades de cada país”, afirma.

Ainda segundo o professor, é preciso melhorar as relações entre os países do bloco. “A Argentina nos socorreu exportando soja, então houve uma complementaridade casual e não é isso que precisamos. É preciso integrar esses países econômica e socialmente”, completa.

Sair da versão mobile