Produtores familiares querem máquinas mais baratas | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Produtores familiares querem máquinas mais baratas

Pequenos agricultores sabem que tecnologia é importante, mas não conseguem adquiri-la, diz a Fetag, que cobra redução da carga tributária

Fonte: Dale Portz/arquivo pessoal

A Comissão de Agricultura do Senado e o setor produtivo debateram nesta sexta-feira, dia 9, em audiência pública na Expodireto Cotrijal, o acesso do produtor às inovações tecnológicas. A crítica do setor é que os preços das máquinas e equipamentos ainda estão longe do alcance dos agricultores familiares.
 
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Joel da Silva, defendeu na audiência uma discussão sobre a redução do preço dos equipamentos. “Tecnologia é importante, só que nós não temos rentabilidade hoje para sustentar isso. Eu acho que tem que haver um trabalho da indústria de máquinas e também dos governos para baixar a carga tributária”, afirma.
 
O setor também discutiu a conservação do solo e da água. Para o secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, não é apenas a tecnologia que traz o avanço de produtividade, mas também a sustentabilidade do solo. “Hoje, o fator que mais limita o aumento da produtividade por hectare no Brasil está relacionado aos cuidados do solo e da água, especialmente a compactação do solo”, diz.

Sair da versão mobile