Sistema com fio de arame barateia cultivo da uva | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sistema com fio de arame barateia cultivo da uva

Desenvolvido no interior de SP, método reduz custos de manejo e gastos com mão de obra

Fonte: Canal Rural

Pensando na redução de custos e na diminuição do trabalho com o manejo, um produtor do interior de São Paulo desenvolveu método de plantação que utiliza apenas arame na condução da uva.

Roberto losqui é um estudioso da agricultura. Na sua propriedade em Jundiaí, interior de São Paulo, mantém pomares com cinco tipos de fruta e sempre testa maneiras de aumentar a produtividade, gastando o mínimo possível. Foi nessas tentativas que nasceu o método de cultivo de uvas, com apenas um fio de arame.

“A preocupação de todo produtor é diminuir custo e mão de obra para ganhar competitividade. Pensando em alguns modelos já existentes, pensamos: por que não fazer um novo tipo de espaldeira? No qual não precisasse amarrar a planta, o que tiraria bastante mão de obra da amarração”, diz ele.

O modelo implantado no ano passado é testado com uvas, tanto de mesa como as usadas para a produção de sucos. Para garantir a sustentação da fruta no arame, a poda dos brotos é periódica, o que permite que os galhos se estabilizem e fiquem resistentes.

“A gente vai percebendo que o galho se estabiliza, reforçando todo o poder vegetativo que vem dos cachos”, afirma o produtor. “Assim, caiu para 1/3 a mão de obra necessária. Um manejo em que eu preciso simplesmente ter um fio de arame.”

Nossa equipe convidou Moisés Storino, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas, para conhecer o método de espaldeira de um arame. Depois de entender o manejo, ele destacou que a produtividade com a condução do fio pode ser reduzida, mas, no fim das contas, o produtor sai ganhando pela redução de custos com mão de obra: “Essa espaldeira simplificada atua sobretudo na diminuição de custo”.

 

Sair da versão mobile