Lavouras de soja apresentam melhora nas condições no Paraná, diz Deral Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Lavouras de soja apresentam melhora nas condições no Paraná, diz Deral

Segundo levantamento do Deral 10% das lavouras estão na fase de enchimento de grãos e 62% no estádio de desenvolvimento vegetativo

Pela terceira semana seguida as lavouras de soja do Paraná apresentaram melhora nas condições das plantas, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab). Boa parte delas ainda está no estádio de desenvolvimento vegetativo.

Em seu relatório semanal, o Deral estima que 77% das lavouras de soja estão com boas condições de desenvolvimento, 19% em situação média e 4% em condições ruins. Ou seja, melhoraram na comparação a última semana.

Na semana passada, 75% das lavouras cultivadas no estado estavam em boas condições de desenvolvimento, 21% em situação média e 4% em situação ruim. Na semana do dia 1 de dezembro, 72% estavam boas apenas.

Fase das lavouras

Segundo o Deral 62% das lavouras estão na fase de desenvolvimento vegetativo, 28% em floração e apenas 10% em frutificação (enchimento de grãos). Na semana passada 75% estavam de desenvolvimento vegetativo, 17 de floração e 6% em frutificação.

Área e produção

A área estimada no Paraná é de 5,559 milhões de hectares, 2% a mais que as ante os 5,473 milhões de hectares cultivados na safra 2019/2020. A produção da safra de soja em 2020/2021 pode chegar a 20,467 milhões de toneladas, contra 20,752 milhões de toneladas da safra anterior, com uma queda de 1%. A produtividade média foi estimada em 3.681 quilos por hectare, abaixo dos 3.792 quilos registrados na última safra.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile