Por conta do clima, Minas Gerais deve ter produtividade menor na soja Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Por conta do clima, Minas Gerais deve ter produtividade menor na soja

Segundo a Aprosoja-MG, o estado deve colher 59 sacas de soja por hectare em 2020/2021, contra as 62 sacas de 2019/2020

Capinópolis, no Triângulo Mineiro, foi uma das cidades mais afetadas pelo clima seco no início do plantio de soja no estado. De acordo com a Aprosoja-MG, a quebra na produção pode chegar a 10%.

A cidade recebeu, em setembro, o evento que marcou a Abertura Nacional do Plantio da Soja, temporada 2020/2021. Na época, a fazenda Dois Corações foi a anfitriã da celebração, já marcada pela restrição de aglomerações, devido à pandemia do coronavírus.

A equipe do Projeto Soja Brasil voltou à propriedade para acompanhar a situação das primeiras lavouras semeadas em 25 de outubro. Desde então, foram mais de 20 dias sem chuva, o que prejudicou o processo vegetativo da soja. A soja já deveria estar com pelo menos 20 centímetros a mais. Agora, será necessário um maior investimento em tratos culturais, encarecendo os custos.

“O produtor agora vai ter que investir mais em tratos culturais, usando produtos à base de aminoácidos e bioestimulantes para poder recuperar a planta do estresse hídrico. Tentando assim conseguir o máximo de produtividade do material genético”, afirma o engenheiro agrônomo da fazenda Francisco Junior.

O produtor Paulo Henrique Fontoura, também de Capinópolis, precisou atrasar ainda mais a semeadura e só começou a plantar em 2 de novembro. A lavoura sofreu pouco com os dias de estiagem, mas o atraso vai prejudicar a janela de plantio do milho safrinha.

“Se a gente planta um pouco fora da janela e as chuvas cortam mais cedo, isso significa em torno de 40% a 50% a menos de produtividade na cultura do milho, por exemplo”, afirma Fontoura. “Nós torcemos para que o clima continue igual como está agora, para que não caia a produtividade e a gente permaneça produzindo com o que a gente tem de média, em torno de 64 sacas de soja. Para então poder compensar talvez a queda de produtividade da safrinha.”

Segundo a Aprosoja-MG, o estado já encerrou o plantio, mas o clima seco vai prejudicar a produtividade média geral. Na temporada passada a média foi de 62 sacas por hectare. A safra deste ano, por enquanto, deve ficar em 59 sacas, baixa de 5%, com total estimado em 6,3 milhões de toneladas do grão.

Se a chuva continuar irregular, a quebra pode chegar a 10%, quando comparada a produção do ano anterior.

“É muito cedo ainda pra gente dizer em que percentual está comprometido, mas com certeza haverá prejuízo, pois já existem algumas estimativas em torno de 5% a 10% de perda na produtividade”, diz o presidente da entidade, Wesley Barboza.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile