Bolsa de Buenos Aires corta projeção de safra de soja da Argentina Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Bolsa de Buenos Aires corta projeção de safra de soja da Argentina

A área plantada foi a menor dos últimos 15 anos

O plantio da soja está finalizado na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, os trabalhos avançaram 0,3 ponto percentual na última semana. A área totalizou 16,3 milhões de hectares, a menor dos últimos 15 anos. A nova estimativa de produção foi cortada de 44 para 42 milhões de toneladas.

lavoura de soja
Foto: Daniel Popov

A área em déficit hídrico ficou estável em 36% na última semana. Em igual momento do ano passado, eram 13%. Atualmente, 18% das lavouras estão em situação de regular a ruim, contra 9% em igual período de 2020/21.

Em Tucumán, na Argentina, localizado no oeste de Santiago del Estero e sudeste de Catamarca, por exemplo, a área plantada com soja ultrapassou 360 mil hectares e marcou uma pequena queda em relação à plantada na temporada anterior. Destes, pouco mais da metade correspondia à província de Tucumán que, ao contrário de sua área de influência, teve um aumento em relação à safra 2019/20, segundo a Bolsa de Cereais de Córdoba.

Assim, tanto o rendimento de 33,4 quintais por hectare (qq/ha) quanto a produção que ultrapassou um milhão de toneladas, marcaram um aumento em relação à campanha anterior de 33% e 24%, respectivamente. Da produção total do setor, mais da metade correspondeu à província de Tucumán, que, com um rendimento de 35,1 qq/ha, superou as 600 mil toneladas produzidas.

Sair da versão mobile