Paraná destina 108 mil t de embalagens vazias de agrotóxicos por ano Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aliança da Soja

Paraná destina 108 mil t de embalagens vazias de agrotóxicos por ano

Doze municípios do estado contam com unidades de recebimento do Sistema Campo Limpo

O Paraná recolhe, aproximadamente, 99% das embalagens vazias de defensivos agrícolas utilizadas no estado. De acordo com o engenheiro agrônomo do Instituto Água e Terra (IAT), Rui Leão Mueller, tal índice representa 108 mil toneladas do produto, o que corresponde a cerca de 13 a 14 milhões de unidades por ano.

“Imagine se não tivéssemos esse sistema [Campo Limpo, do inpEV], onde estariam essas embalagens? Antes, elas iam para reciclagem clandestina, queimava-se a céu aberto ou enterravam, o que era a nossa recomendação, mas hoje é proibido. Tínhamos diversas situações que hoje estão praticamente resolvidas em função desse recolhimento que existe no sistema integrado entre o estado, as indústrias fabricantes e os revendedores”.

12 municípios paranaenses têm postos de recebimento de embalagens:

– Cambé

– Campo Mourão

– Cascavel

– Contenda

– Cornélio Procópio

– Francisco Beltrão

– Guarapuava

– Maringá

– Palotina

– Ponta Grossa

– Santa Terezina do Itaipú

– Umuarama

unidade de recebimento defensivos inpev
Unidade de recebimento de embalagens de defensivos. Foto: Divulgação inpEV

O Sistema Campo Limpo conta com mais de 400 unidades de recebimento, localizadas em 26 Estados e no Distrito Federal e geridas por associações. No site da iniciativa é possível visualizar a quantidade de embalagens vazias de defensivos retiradas do meio ambiente de 2002 até o momento. Até o fechamento desse texto, o número se aproximava das 670 mil toneladas.

 

 

Sair da versão mobile