Começar plantio da soja em solo mais fértil beneficia o milho, diz diretor da Esalq Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Aliança da Soja

Começar plantio da soja em solo mais fértil beneficia o milho, diz diretor da Esalq

Especialista destaca que produtor deve ficar atento aos experimentos de competição de cultivares lado a lado

Começar o plantio da soja pelo solo mais fértil da propriedade pode ser uma alternativa interessante para os produtores que cultivam o milho segunda-safra. De acordo com o diretor da Esalq, Durval Dourado Neto, com essa prática, libera-se precocemente uma área mais favorável para o plantio do cereal e aumenta-se a produtividade.

“Também há outra possibilidade. Os médios produtores, por exemplo, têm o planejamento em função de chuva, principalmente […]. Então ele começa plantando nos solos mais férteis e faz um arremate nas piores áreas, quando o objetivo é só a soja. Existem inúmeras possibilidades”.

Segundo o especialista, é importante que o produtor fique atento, seja em sua própria fazenda ou na do vizinho, aos experimentos de competição de cultivares lado a lado. “Assim, se tem a resposta que você precisa. O melhor genótipo, que se adequa mais aquele ambiente de produção, o que leva em consideração também o clima, que varia em função da época de semeadura”, reforça.

 

soja e milho, importação
Fotos: Pixabay
Sair da versão mobile