Governo dispensa máquinas agrícolas de emplacamento | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo dispensa máquinas agrícolas de emplacamento

Medida foi definida depois de longa polêmica no ano passadoO governo federal publicou nesta quarta, dia 1º, no Diário Oficial da União (DOU), a Medida Provisória 673, que altera o Código de Trânsito Brasileiro e dispensa do licenciamento e emplacamento tratores e máquinas agrícolas produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.

Fonte: Divulgação/Pixabay

A MP determina: “tratores e demais aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou a executar trabalhos agrícolas são sujeitos ao registro único em cadastro específico da repartição competente, dispensado o licenciamento e o emplacamento”.

O texto publicado no Diário Oficial, no entanto, deixa dúvidas no parágrafo: “os aparelhos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos de construção ou de pavimentação são sujeitos, se transitarem em via pública, ao registro e ao licenciamento da repartição competente”.

Ainda não há clareza se máquinas agrícolas que transitem em vias públicas estão realmente dispensadas de emplacamento. Procurado, Conselho Nacional de Trânsito (Contran) não esclareceu a dúvida e informou, em nota, que “irá revisar os efeitos das Resoluções que tratam sobre o assunto e fazer as adequações necessárias”.

O assunto amplamente discutido no Congresso Nacional no último ano, quando o Contran posicionou que exigiria os documentos, por meio de uma resolução, a partir de 2015. A Frente Parlamentar Agropecuária (FPA) conseguiu pressionar o governo, que, à época, adiou o prazo para 2017.

– Eventualmente, pode haver a necessidade de um aperfeiçoamento do texto pra deixar mais claro. Isso é natural, acho que dentro do debate do Congresso Nacional isso possa vir, e recomendo até que venha – afirmou o advogado da FPA, Rudy Ferraz.

De acordo com o senador Blairo Maggi (PR-MT) – que até abriu mão de um decreto legislativo que propunha a isenção de máquinas agrícolas do emplacamento –, uma das emendas deve propor que as máquinas já saim da fábrica com o registro no órgão competente:

– Isso dispensaria um serviço burocrático, por parte do agricultor, que pelo que está na medida provisória hoje, deve receber essa máquina e depois procurar um despachante do Detran. O que estamos querendo, iniciando essa discussão, é eliminar essa etapa e a própria indústria informar diretamente ao cadastro único que está proposto aqui nessa medida provisória – diz.

Os parlamentares também querem que a medida explique se as máquinas agrícolas que transitarem em vias públicas precisarão ser emplacadas.

– Como é que nós vamos fazer o transporte dessas máquinas nas áreas que são estradas públicas? Sejam estradas pequenas estradas municipais, federais ou estaduais. Terão que ser embarcadas ou poderão transitar? E se tiverem o licenciamento, poderão transitar? Acho que nós temos que ajustar essas redações. A intenção é boa e eu acho que nós vamos resolver definitivamente com as emendas que vão ser feitas na Medida Provisória 673 – deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC).

O prazo para que o Congresso Nacional proponha emendas e vote a medida provisória é de 45 dias a partir de hoje. Depois, o texto segue para sanção presidencial e ainda pode sofrer vetos.

*Apuração de Manaíra Lacerda, edição de Paula Soprana

Sair da versão mobile