Atraso no plantio de milho deve fazer área de soja nos EUA aumentar Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja

Chuva nos EUA: atraso no plantio de milho deve fazer área de soja aumentar

De acordo com o USDA, a semeadura do milho atingiu 23% da área, contra 36% no ano passado e 46% na média dos últimos cinco anos

Previsão do tempo, EUA
Previsão de chuvas no cinturão dos EUA agrícola entre 07/05 a 13/05 – Fonte: AgResource

O plantio de soja e milho nos Estados Unidos continua atrasado. De acordo com relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgado nesta segunda-feira, dia 6, apenas 6% da área de soja foi semeada, contra 14% no ano passado e na média dos últimos cinco anos.

Para o milho, a área plantada foi estimada em 23%, contra 36% no ano passado e 46% na média dos últimos cinco anos.

O analista de mercado da consultoria AgResource Tarso Veloso explica que o tempo no país continua excessivamente úmidas, o que tem prejudicado os trabalhos de campo dos produtores norte-americanos. A expectativa é que para a próxima semana o plantio atinja apenas 30% para o milho, contra 64% na média dos últimos anos.

“O problema nem é lavoura destruída, mas sim a janela de plantio se fechando. O milho geralmente tem até o final de junho, dependendo de cada estado obviamente”, comentou.

Para a soja, a situação é mais tranquila, comenta. Isso porque a oleaginosa pode ser semeada mais tarde, com janela ideal de plantio mais extensa, indo até meados de julho. “Portanto um atraso imenso no plantio reduz a área de milho e pode, potencialmente, aumentar a de soja”, ressalta.

Previsão do tempo

Perspectiva de inundação de rios nos EUA – Fonte: NOAA

A AgResouce informa que a expectativa é de mais chuvas para o cinturão agrícola dos EUA. Em alguns casos, há projeção de chuvas de até 65 milímetros em alguns estados produtores até a próxima segunda-feira, dia 13. O NOAA, órgão climático do país, também prevê aumento significativo na inundação de rios na próxima semana.

 

Sair da versão mobile