Custo de produção do milho em MT está 7% maior nesta temporada Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Milho

Custo de produção do milho em MT está 7% maior nesta temporada

A incidência do novo Fethab no estado foi um dos itens que impactou o resultado; Segundo o Imea, em um mês, custo subiu quase 1%

preços do milho
Foto: Sistema Famasul

O custo de produção do milho de alta tecnologia plantado em Mato Grosso na temporada 2019/2020 subiu 0,99% em relação ao mês anterior. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia (Imea), o custo operacional em fevereiro ficou em R$ 2.653,23 por hectare na média do estado.

O aumento se deve à inclusão do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) em Mato Grosso, já que a legislação estadual passou a aplicar a alíquota de 6% da Unidade Padrão Fiscal do estado (UPF-MT) por tonelada de milho vendido para exportação e envio a outros estados a partir de fevereiro. Até então, não havia tal cobrança na comercialização do cereal mato-grossense.

“Dessa forma, com o incremento de mais uma taxa nas despesas do cereal, o produtor rural passou a ter maiores desafios para viabilizar sua próxima safra, visto que o custo de produção passa a estar 7,15% mais alto em relação ao fechamento da safra anterior”, disse a entidade em relatório. Confira aqui o documento.

Milho: produtores seguram vendas e preços seguem firmes

Sair da versão mobile