Participação de engenheiros no manejo florestal é o tema do Agronomia Sustentável Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronomia Sustentável

Participação de engenheiros no manejo florestal é o tema do Agronomia Sustentável

Benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta são esmiuçados no sétimo episódio da terceira temporada

Na semana que marcou o Dia Mundial da Água e o Dia Internacional das Florestas, a série Agronomia Sustentável apresenta um episódio inédito com tema que une esses dois conceitos: manejo florestal e produção sustentável, com foco no trabalho desempenhado por engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. O episódio vai ao ar neste sábado, às 9h15, na tela do Canal Rural.

Um dos exemplos das atividades conduzidas por esses especialistas é a integração lavoura-pecuária-floresta, em que mata, gado e pastagem ocupam o mesmo espaço, trazendo benefícios aos produtores e à sociedade. “O componente agrícola e o florestal, além de terem trocas mútuas, se beneficiando em termos agronômicos, fisiológicos e em questão de qualidade do solo, têm, também, a sazonalidade da produção. Então é possível ter produção ao longo do ano todo, como no caso dos sistemas agroflorestais”, diz a engenheira florestal Fabiana Ananias, uma das entrevistadas da atração.

O programa também vai mostrar como diversas matérias-primas extraídas das florestas estão presentes na rotina das pessoas, como a celulose, que dá origem ao papel, bem como a madeira que forma os móveis de uma casa ou escritório e o carvão vegetal e a lenha, que geram energia elétrica.

A engenharia florestal é uma das especialidades que faz parte do Sistema Confea/Crea. A Confederação, juntamente com o Canal Rural e a Mútua são os responsáveis pela realização da série Agronomia Sustentável, que já está em sua terceira temporada e é transmitida todos os sábados, às 9h15, com reprise aos domingos, às 7h30 (horários de Brasília). 

Sair da versão mobile