Chuva só retorna para as lavouras do Sul na semana que vem

Tempo

Chuva só retorna para as lavouras do Sul na semana que vem

No Matopiba, os volumes mais significativos vão acontecer apenas a partir do dia 18, de acordo com a Somar Meteorologia

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está provocando chuva contínua, desde a Amazônia até a costa do Sudeste. “Esta ZCAS não é tão forte, porque quando temos a formação deste sistema é normal termos acumulados de 300 milímetros em uma semana, o que não está sendo o caso”, afirma o meteorologista da Somar Celso Oliveira.

Há previsão de chuva de 100 a 150 milímetros entre Minas Gerais e Espírito Santo. Precipitação abrangente também é esperada em boa parte do Sudeste, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, pelo menos até o fim desta semana. Por outro lado, a previsão é de pouca chuva sobre o Matopiba e a região Sul.

A partir do sábado, 12, este padrão muda. Voltaremos a registrar chuva entre os dias 13 e 17 de dezembro, com acumulados significativos, no oeste do Paraná e Santa Catarina. Nesse período, também há previsão de chuva no Sudeste, só que na forma de pancadas. A chuva diminui em Mato Grosso e Rondônia. O Matopiba também vai continuar com chuva fraca.

No período de 18 a 22 de dezembro, as pancadas voltam a se espalhar por grande parte do Brasil. A precipitação aumenta no Matopiba, com acumulados que devem passar de 50 milímetros na divisa da Bahia com o Tocantins.

Vale ressaltar que o fenômeno La Niña continua intenso e ativo. O retorno da chuva mais frequente neste início de mês à região Sul não significa mudança do cenário. Tanto que a partir de meados de janeiro até o início do outono, a chuva voltará a ficar irregular nos três estados da região, aumentando a chance de perdas na soja do Rio Grande do Sul e da segunda safra de milho do Paraná.

Sair da versão mobile