Mercados agrícolas europeus estão estáveis, apesar da Ucrânia Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Mercados agrícolas europeus permanecem estáveis, apesar de guerra na Ucrânia

As condições meteorológicas também provocaram impacto na produção de bovinos e outros animais, afirma comissão da UE

Apesar das condições desafiadoras, o setor agrícola da União Europeia (UE) permanece estável, disse a Comissão Europeia em seu mais recente relatório de perspectivas de curto prazo para os mercados agrícolas. O documento leva em conta fatores como a guerra na Ucrânia, o aumento nos preços de energia e nos custos dos insumos, além da inflação de alimentos e do verão, considerado um dos mais quentes da história, que afetou culturas como soja, milho e girassol.

+ Índice de Preços de Alimentos da FAO cai pelo 6º mês seguido

As condições meteorológicas também provocaram impacto na produção de bovinos e outros animais, que se ressentem da menor oferta de alimentos e estresse térmico. Segundo divulgado pela Comissão, a produção total de cereais do bloco é prevista em 270,9 milhões de toneladas, o que representa 7,8% menos do que no ano passado.

A queda mais acentuada diz respeito principalmente ao milho, com 55,5 milhões de toneladas, um recuo de 23,7% em relação ao ano anterior causado principalmente pelo verão seco. A expectativa é de que a produção de trigo caia 2,4%, com uma produção prevista de 127 milhões de toneladas.

Exportações em meio à guerra na Ucrânia

As exportações de grãos da UE deverão atingir 51 milhões de toneladas, 6,5% acima da temporada passada e 20,9% acima da média de cinco anos.

De acordo com o comunicado, o comércio de cereais do bloco continua aumentando principalmente por causa dos números de exportação do trigo, que devem atingir 36 milhões de toneladas, um aumento de 23% em relação ao ano anterior. “A UE continuará a desempenhar o seu papel para contribuir para a segurança mundial”, conclui o órgão na nota.

Sair da versão mobile