Agenda da semana: veja o que vai acontecer de mais importante no agronegócio

Confira os principais eventos envolvendo o setor produtivo que serão realizados no período

Fonte: Pixabay

Segunda-feira, dia 21

13h30 – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realiza um encontro no município de Mampituba (RS) para debater o zoneamento agrícola para a cultura do maracujá. Devem participar parlamentares, o engenheiro agrônomo Leonardo Tossi, o assistente técnico da Emater (RS) Luis Bohn, sindicatos e associações de produtores da região.

14h – A Câmara Setorial Produtiva da Carcinicultura se reúne em Fortaleza (CE). A pauta completa do evento está disponível no site do Ministério da Agricultura.

14h30 – O governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), lança no Palácio Piratini, em Porto Alegre, o programa Agro+ RS, para simplificar processos e normas praticados pelos serviços oficiais. O evento tem transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

15h30 – O Ministério da Agricultura concede a primeira certificação para o modelo de compartimentação de aves no Brasil à Cobb-Vantress, líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola. O projeto, elaborado a quatro mãos com a Associação Brasileira de Produção Animal (ABPA), prevê a regulamentação de um novo formato de criação de aves, com prioridade ao monitoramento da sanidade da produção, com o objetivo de oferecer maior garantia à qualidade da carne de frango e à exportação. Participam do evento a diretora geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Monique Eloit, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, e o diretor-executivo da Cobb-Vantress para a América Latina, Jairo Arenazio. 

Terça-feira, dia 22

9h – A Câmara dos Deputados debate os desafios da agricultura para alinhar produtividade e sustentabilidade. A audiência pública foi requerida pelos deputados Augusto Carvalho (PPS-DF), Nilto Tatto (PT-SP) e Adilton Sachetti (PSB-MT). Devem participar do encontro o pesquisador suíço Ernst Götsch; o presidente da Comissão Nacional do Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justus; o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa; a antropóloga do Instituto Socioambiental Anna Maria Andrade; e o analista ambiental do ICMBio Walter Steenbock.

14h – A Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos se reúne em Brasília. Na pauta, esclarecimentos sobre a Instrução Normativa (IN) que estabelece os procedimentos
para as atividades de controle leiteiro e de avaliação genética de animais com aptidão leiteira. O Projeto de Lei 6048/2016, do deputado Afonso Hamm (PP-RS), que cria a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura, com o objetivo de desenvolver raças mais produtivas e aumentar a rentabilidade dos rebanhos também estará em discussão. Outro assunto é a proposta de minuta de projeto de lei que regulamenta o leite ovino.

14h30 – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para discutir a defesa comercial brasileira sob a ótica da nova composição da Câmara de Comércio Exterior (Camex). Foram convidados para o debate os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira; a secretária-executiva da Camex, Tatiana Rosit; o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, entre outros.

18h – O Movimento Brasil Livre (MBL) convoca manifestação na Esplanada dos Ministérios para pedir a aprovação da proposta que acaba com o foro privilegiado e aprovação das 17 medidas anticorrupção, todas em tramitação no Congresso Nacional.

Quarta-feira, dia 23

10h – A Câmara Setorial de Açúcar e Álcool se reúne em Brasília. A pauta ainda não foi divulgada.

13h – A Câmara Temática de Infraestrutura e Logística se reúne em Brasília. Na pauta, o Plano Nacional de Logística Integrada , o projeto de prorrogação da concessão ferroviária da malha paulista  e avaliações sobre os PLs 421/2014 e 5.768/2016. Também será debatido o encontro nacional dos usuários do transporte de cargas.

14h – A Câmara Setorial de Borracha Natural se reúne em São José do Rio Preto (SP). Na pauta, discussão sobre o Projeto de Lei 5.026/2016, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Borracha Natural de Qualidade e outros assuntos sobre a governança do setor.

14h – A Câmara Setorial de Hortaliças se reúne em Brasília. Na pauta, a regulação e Certificação de Embalagens para Hortigranjeiros e o seminário “Mercado de Frutas e Hortaliças – Reflexos sobre o consumo no Brasil”.

Quinta-feira, dia 24

10h – A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realiza audiência pública para debater a utilização da farinha do arroz e seus derivados. Estão convidados para o encontro os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; os secretários de Agricultura do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, de Santa Catarina, Moacir Sopelsa, de São Paulo, Fernando Lamas, e de Mato Grosso, Suelme Fernandes; o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles; o presidente do Irga, Guinter Frantz; o presidente da Abiarroz, Mário Pegorer; o presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes de Mato Grosso do Sul, Roberto Coelho; a professora da UFSM Leila Picolli da Silva; o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello; e o presidente da Câmara Setorial do Arroz, Francisco Schardong.

10h – A Câmara Setorial de Palma de Óleo se reúne em Brasília. A pauta ainda não foi divulgada.

14h – A Câmara Setorial do Arroz se reúne em Brasília. A pauta ainda não foi divulgada.

14h – A Câmara Setorial da Mandioca se reúne em Paranavaí (PR). Na pauta, a realização da Feira Internacional da Mandioca (Fiman) e do Congresso Brasileiro de Mandioca de 2017, em Belém (PA).