Agricultura familiar vai a feira de orgânicos na Alemanha

Produtos brasileiros, como mel e castanha-do-pará, serão expostos na maior feira de orgânicos e produção sustentável do mundo entre os dias 10 e 13 de fevereiro

Fonte: Pixabay/Divulgação

A agricultura familiar brasileira estará presente mais uma vez na Biofach – considerada a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo.  De 10 a 13 de fevereiro, o público do evento vai poder conferir o trabalho de oito empreendimentos localizados nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do país. Ao todo, mais de seis mil famílias serão representadas na Alemanha.

Dos produtos nacionais, expostos no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estarão café e mel, amêndoas de cacau, castanha-do-pará, polpas e sucos concentrados de frutas, além de tapeçaria elaborada com sisal. 

Em 2015, as parcerias comerciais firmadas pelos grupos nacionais chegaram a quase US$ 5 milhões. As dez cooperativas participantes fizeram 267 contatos comerciais com mais de 20 países. Neste ano, será a 12ª vez que a agricultura familiar brasileira marca presença no evento, com o apoio do MDA.

Segundo o MDA, é o intuito de preparar os empreendimentos familiares selecionados para a feira, em 2016, o ministério realizou, no ano passado, uma oficina de capacitação para a Biofach. Participaram do encontro o Sebrae, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Cada empreendimento selecionado pela chamada pública do MDA deve cumprir os requisitos de exposição na feira, entre eles, ter o certificado de orgânicos para o mercado europeu.

As organizações selecionadas para o evento são: Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), Associação de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Região Sisaleira (Apaeb), Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Corumbataí do Sul e Região (Coaprocor), Cooperativa de Produtores de Cacau Orgânico (Coopcao), Cooperativa para o Desenvolvimento do Nordeste (Coodapis), Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) e Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre).