Canal Rural e Cotrijal promovem fórum sobre sementes

Evento analisa qualidade, tecnologia e marco legal, com transmissão ao vivo a partir das 9h30 do dia 27 de outubro, em Não-Me-Toque (RS)

Nesta terça, dia 27, acontece o 1º Fórum de Sementes, na cidade gaúcha de Não-Me-Toque. O evento é uma promoção do Canal Rural em parceria com a Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial). A ideia é apresentar, refletir e debater assuntos relativos a este insumo. Transmitido ao vivo pelo Canal Rural, o fórum tem início às 9h30 no auditório do Parque da Expodireto Cotrijal. A apresentação fica a cargo da jornalista Kellen Severo.

O evento começa com um painel que discute o papel da semente no contexto atual do agronegócio. O palestrante será o professor Paulo Dejalma Zimmer, da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Segundo o professor, a semente é o insumo mais nobre na agricultura e possivelmente o mais negligenciado. “Entendo que será necessário reinventar este insumo: na produção, no comércio e principalmente na utilização”, afirma Zimmer.

O diretor técnico, administrativo e financeiro da Fundação Pró-Sementes, José Hennigen, falará sobre certificação e qualidade. Também participa do painel o diretor administrativo da Apassul (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), Eduardo Loureiro da Silva.

O próximo tema debatido será a legislação de cultivares e os impactos na competitividade. As discussões serão abertas pelo presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), José Américo Pierre Rodrigues. O debate contará com o coordenador da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues, e com o fiscal federal agropecuário Odalniro Paz Dutra.

“A ideia de nos tornarmos parceiros desse evento decorre da importância que o assunto semente adquiriu, principalmente como vetor de tecnologia”, diz Gelson Melo de Lima, superintendente de produção agropecuária da Cotrijal. O espaço onde acontece o fórum está preparado para receber 300 pessoas. “Mas, se abrir um dia lindo, muitos irão correr para plantar soja e vão ver o evento pelo Canal Rural”, brinca o superintendente.

O evento tem o patrocínio da Apassul, Fundação Pró-Sementes, Sementes Cambaí, Intacta e John Deere. O público pode participar da discussão com perguntas e comentários pelo Whatsapp do Canal Rural (11 98524-0073) e pela página da emissora no Facebook. A entrada é franca, e as inscrições antecipadas podem ser feitas pelo portal do Canal Rural. Terminada a programação, os participantes estão convidados para almoço no parque.

 

Serviço

1º Fórum de Sementes: Qualidade, tecnologia e marco legal

Quando: 27 de outubro de 2015, das 9h às 12h

Local: Auditório do Parque da Expodireto Cotrijal (RST-142, KM 24, Não-Me-Toque – RS)

Inscrições gratuitas: no portal do Canal Rural
 

 

Programação

9h – Credenciamento

9h30 – Abertura

9h50 – Painel: O papel da semente no contexto atual

11h – Painel: A legislação e os impactos na competitividade

12h – Almoço