Cientistas prometem devolver sabor 'original' do tomate

Pesquisa divulgada na Science afirma ser possível recriar tomates com o sabor que deveriam ter originalmente

Fonte: Divulgação/Pixabay

Um estudo publicado recentemente mostrou que a refrigeração de tomates influencia diretamente no sabor. Segundo a revista PNAS, esfriar alimentos a uma temperatura menor do que 12 graus influi em compostos voláteis responsáveis pelo gosto.

Uma nova pesquisa divulgada na última sexta-feira, 20 , no entanto, promete devolver o sabor “original” do tomate. A revista Science publicou um artigo que descreve uma forma de realizar o feito.

Cientistas investigaram os genomas completos de 398 variedades de tomates e descobriram exatamente quais genes são alterados pelas condições de refrigeração. A investigação encontrou 13 compostos químicos associados ao sabor e confirmou que os tomates vendidos nos supermercados já perderam as características tradicionais.

Para devolver o gosto, a ideia é utilizar uma técnica chamada CRISPR, capaz de recortar e colar diversas sequências o DNA do tomate “original” para realizar uma melhora vegetal assistida. Caso a alteração funcione, os supermercados podem contar com um tomate de sabor “original”.