Conab compra produção de agricultor familiar

Estão abertas, até 14 de julho, as inscrições para o Programa de Aquisição de Alimentos. Saiba como participar

Fonte: Paulo Filgueiras/GERJ

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) abriu inscrições para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Agricultores familiares, associações e cooperativas interessadas em vender sua produção têm até o dia 14 de julho para apresentar suas propostas. E os procedimentos são todos feitos pela internet, no site PAAnet.  

Para melhorar a distribuição dos recursos, o grupo gestor do PAA destinou 60% da verba para as regiões Norte e Nordeste. Cada organização fornecedora poderá apresentar apenas um projeto, com valor máximo de R$ 320 mil e R$ 8 mil por agricultor.

A Conab irá analisar as propostas considerando os seguintes critérios de participação: mulheres rurais; povos, comunidades tradicionais e assentados; produtores de alimentos orgânicos ou agroecológicos; agricultores de municípios em situação de insegurança alimentar; valores do projeto; e logística de entregas dos produtos. O detalhamento dos critérios está disponível na página da Conab

Os projetos devem ser apresentadas por meio de associações ou cooperativas com DAP jurídica. Mais informações sobre a elaboração e a inscrição de propostas podem ser obtidos nas superintendências regionais da Conab em cada estado.  

Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede sócio-assistencial e também de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias.