Conab lança novo manual de cálculo de custo operacional rodoviário

Publicação oferece valor de frete como referência, com base na quilometragem a ser percorrida

Fonte: divulgação

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está adotando um novo Manual de Cálculo de Custo Operacional Rodoviário para transportadoras que operam com cargas fracionadas e que participam dos leilões de frete para remoção de produtos da estatal. “Essa inovação aumenta a atratividade para as contratações de transporte de cargas menores pela companhia”, disse em nota Rafael Bueno, superintendente de Logística Operacional da Conab. 

Segundo ele, o manual, publicado nesta terça, dia 27, no Diário Oficial da União, permite que operações como a distribuição de cestas a comunidades especiais e a remoção de produtos beneficiados alcancem melhor preço, com maior possibilidade de sucesso nas contratações de transporte.

Conforme a Conab, antes do novo manual uma mesma tabela de frete era utilizada tanto para as operações de suprimentos, com cargas a granel, quanto para as operações de distribuição de produtos, que possuem características diferentes, uma vez que não ocupam necessariamente todo o volume do veículo e as entregas podem ser realizadas em mais de um destino. 

“O manual oferece um valor de frete como referência, com base na quilometragem a ser percorrida. No entanto o parâmetro de preço também leva em consideração pesquisas de mercado realizadas pela Conab e as tabelas de frete do segmento, bem como os adicionais de frete quando aplicáveis”, explica a estatal.