71% das uvas exportadas para a Europa em 2014 são consideradas aceitáveis

Resultado das análises das exportações de Petrolina (PE) para o porto de Rotterdã foi divulgado nesta semana pelo Instituto de Tecnologia de PernambucoO Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) concluiu a análise dos resultados das inspeções de 351 contêineres de uva exportadas para a Europa na safra de 2014. As frutas que chegaram aos Países Baixos de setembro do ano passado a janeiro deste ano tiveram um nível de aceitabilidade de 71%. 

Fonte: Divulgação/Coop. Viníocla Garibaldi

As inspeções acontecem dentro do Programa Qualifruit.com, que acompanha as checagens e analisa os resultados das condições e a qualidade de frutas exportadas pelo Vale do São Francisco.

Seis empresas holandesas, parceiras do Programa Qualifruit.com, realizaram 1.026 inspeções. Deste total, 724 foram consideradas aceitáveis (71%) e 203 em bom estado (20%). Apenas três estavam fora das especificações ou tinham perda total (0,3%), e 91 foram consideradas ruins (9%).

Em 2013, foram inspecionados 407 contêineres, de onde resultaram 1.465 inspeções. Os números daquele ano mostram que 1.014 estavam aceitáveis (69%) e 347 boas (6,9%). Na comparação, os índices da safra de 2014 apresentam melhora, especialmente, no aumento de resultado de inspeção aceitável e bom.

As atividades do Itep de supervisão das condições e da qualidade de frutas se iniciaram em 2010, a partir da demanda dos produtores-exportadores do Vale do São Francisco, apresentadas à Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo de Pernambuco, que financia o programa. O objetivo era informar aos produtores-exportadores pernambucanos as condições e a qualidade das frutas de cada contêiner recepcionado. A cada ano, os relatórios são apresentados aos exportadores de forma global e também de forma individual, por empresa produtora