Dilma: governo tem compromisso de levar banda larga à região rural

Em mensagem nesta sexta, Dia do Trabalho, a presidente destacou os ganhos do trabalhador com a valorização do salário mínimoA presidente Dilma Rousseff disse nesta esta semana, em discurso durante o 3º Festival da Juventude Rural, que seu governo tem o compromisso de levar internet banda larga para áreas rurais no Brasil. Dilma defendeu que os jovens só permanecerão no campo se tiverem "as mesmas vantagens, garantias e oportunidades que têm na cidade".

Fonte: Dibulgação/Agência Brasil

A presidente argumentou, para que o jovem da zona rural não seja obrigado a migrar para a cidade, que haja ainda acesso à educação, com escolas técnicas rurais, além de habitação de qualidade, com o Minha Casa Minha Vida Rural. No caso da habitação, um facilitador seria a menor especulação imobiliária na zona rural. Sobre a reforma agrária, Dilma defendeu que ela seja feita com qualidade, assistência e acesso ao crédito.
 
Dilma falou da importância do relacionamento com os movimentos sociais e disse que seu governo não é do tipo que diz “oh, fizemos isso, aquilo” porque “tudo que foi feito nesse país teve como protagonista a relação entre governo e movimento social”.
 
Dia do Trabalho

Na primeira mensagem desta sexta, dia 1º de maio, Dia do Trabalho, nas redes sociais, a presidente Dilma Rousseff destacou os ganhos do trabalhador com a valorização do salário mínimo. Na gravação em vídeo distribuída na manhã de hoje pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República, Dilma diz que essa valorização é uma das maiores conquistas dos últimos 13 anos.

A presidente lembra que em março deste ano enviou ao Congresso Nacional uma medida provisória que garante a política de valorização do salário mínimo até 2019. De acordo com a presidente, dessa forma o poder de compra do trabalhador está sendo assegurado por lei. Dilma ressaltou que em 2011 já havia adotado medida semelhante.

– Já tínhamos aprovado em 2011 uma lei semelhante a essa. Por isso o salário mínimo cresceu 14,8% acima da inflação em meu primeiro mandato. Mais de 45 milhões de trabalhadores e aposentados são beneficiados por essa política do meu governo – disse.

Pela primeira vez, a presidente não fez um pronunciamento em cadeia de rádio e TV, preferindo se manifestar por meio das redes sociais. Na quarta, dia 29, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Edinho Silva, havia informado que a opção de Dilma é priorizar as redes sociais.