Embrapa leva novidades para Expoagro Afubra

Diferencial nesta edição será o lançamento da cultivar de batata-doce BRS Fepagro Viola, em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro)

Fonte: BRS Amélia – Divulgação/Embrapa

A Expoagro Afubra começa nesta segunda, dia 21, em Rio Pardo (RS). Nesta edição, a Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), levará suas tecnologias que contribuem para a diversificação das propriedades rurais. Como destaque a empresa irá apresentar as novas cultivares de batatas e pequenas frutas, os arroz especiais, o planejamento forrageiro que beneficia a produção leiteira, além de técnicas para conservação do solo e da água e um espaço destinado para a viticultura. O diferencial nesta edição será o lançamento da cultivar de batata-doce BRS Fepagro Viola, em parceria com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

 
O visitante terá acesso às tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária em espaço institucional e em parcelas a campo. Na área da agroecologia será disponibilizado aos agricultores orientações de manejo para cultivo de alimentos em transição agroecológica e uso de caldas na proteção de plantas. No setor de Hortaliças o destaque será o lançamento da batata-doce BRS Fepagro Viola, além da apresentação das cultivares: BRS Cuia, BRS Amélia, BRS Rubissol, e ainda, as batatas brancas BRS Camila, BRSIPR Bel, Macaca, Baronesa, BRS Clara e BRS Ana. 

Estudos vão mostrar, durante a feira, que a região do Vale do Rio Pardo tem possibilidade de viabilizar a viticultura. Ao implantar um vinhedo em 2012, hoje as áreas destinadas a essa cultura já estão com algumas plantas em produção. Os agricultores poderão prestigiar a apresentação das cultivares de uva para suco BRS Magna, BRS Violeta, BRS Carmem e Isabel Precoce. Já para mesa, as cultivares BRS Núbia e BRS Vitória, Itália, Benikata, Niágara rosada vão chamar a atenção em um parreiral demonstrativo, acrescentado das orientações sobre práticas de manejo de implantação, enxertia e poda de formação em vinhedo. Outros produtos disponibilizados pela fruticultura são amora-preta BRS Xingu, o quintal orgânico de frutas e pêssegos para mesa BRS Kampai, BRS Mandinho, BRS Rubimel e BRS Regalo e BRS Fascínio.

Outra atividade a ser realizada durante o evento será a apresentação de nove cultivares de cana de açúcar, recomendadas especificamente para o Rio Grande do Sul. Para investir no plantio de arroz de cultivares especiais, a Embrapa Clima Temperado levará a BRS 358, tecnologia caracterizada para especialidade da culinária japonesa. Na conservação do solo e da água haverá a apresentação do simulador de chuvas, equipamento de caráter didático, que permite visualizar o efeito da enxurrada em solo coberto com palha. E para a produção de leite, a opção aos agricultores será o uso do planejamento forrageiro ao permitir a oferta de pastagens durante todos os meses do ano para preencher os vazios forrageiros.

Participarão da Expoagro Afubra 2016 as Unidades da Embrapa: Clima Temperado (Pelotas,RS), Trigo (Passo Fundo,RS), Produtos e Mercado (Escritório de Negócios do Capão do Leão, RS), Pecuária Sul (Bagé,RS), Uva e Vinho (Bento Gonçalves,RS), Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) e Gado de Leite (Juiz de Fora, MG).