Entrega de fertilizantes cresce 23,6% em janeiro

Historicamente, foi o maior volume entregue no mês, segundo a Anda

Fonte: Divulgação/Canal Rural

A entrega de fertilizantes totalizou 2,63 milhões de toneladas no Brasil em janeiro deste ano, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). Historicamente, foi o maior volume entregue no mês. Em relação a janeiro de 2016, houve crescimento de 23,6%.

A demanda neste momento é principalmente pelos setores de laranja e cana-de-açúcar. Para 2017, a Scot Consultoria estima um volume entregue entre 35 milhões e 36 milhões de toneladas de fertilizantes no país. Em 2016 foram entregues 34,08 milhões de toneladas.

Com relação aos preços, o dólar recuando em relação ao real em janeiro e fevereiro são fatores baixistas para as cotações no mercado brasileiro. Por outro lado, o da oferta, algumas empresas falam em uma disponibilidade menor de adubos e matéria-prima desde o final do ano passado.

Em curto e médio prazos espera-se maior movimentação no mercado brasileiro de fertilizantes, fato que pode dar sustentação às cotações. Vai depender do câmbio e do ritmo das importações.

Em 2016, os estoques de passagem foram estimados em 5,07 milhões de toneladas de fertilizantes, frente as 5,40 milhões de toneladas ao final de 2015.