Estudo revela que número de ONGs ligadas ao campo e meio ambiente é o que mais cresce

Fenômeno é um reflexo da preocupação mundial com a agricultura e a natureza, de acordo com pesquisadoresUm estudo revela que Organizações Não Governamentais (ONG) ligadas ao meio ambiente e ao campo estão entre as que mais crescem no país. Para pesquisadores, o fenômeno é um reflexo da preocupação mundial com a agricultura e meio ambiente.

O número de organizações que atuam na área de meio ambiente saltou de 1.591 para 2,5 mil entidades entre os anos de 2002 e 2005, representando um aumento de 61%. Para o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, é preciso comemorar.

? É claro que sempre tem uma minoria que a gente chama de ecopicareta, mas a maioria mesmo ajuda e isso tem a ver com a preocupação com o planeta, biodiversidade, cerrado ? afirma.

Os dados são de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea). Foram analisadas 338 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos entre 2002 e 2005. As da área rural também superaram a média geral de crescimento, que ficou em 22,6%.

Em 2002, havia 1.031 entidades de desenvolvimento rural. Esse número passou para 1.752 em 2005, um crescimento de 70%. As associações de produtores rurais registraram um aumento de 40% e passaram de 24.896, em 2002, para 34.830 entidades, em 2005. Segundo a coordenadora de pesquisa do Ipea, Anna Peliano, esse aumento faz com que o campo ganhe mais voz na sociedade.

? Separadamente, cada um tem pouca força de pressão e representação. Acho que a sociedade precisa querer valer seus interesses de forma mais coletiva, porque tem outra capacidade de pressionar políticas públicas.