Evolução da renda e tecnologia atraem jovens para o agronegócio, diz CEO do Canal Rural

Mudança coincide com migração do público para as novas mídiasA comunicação foi um dos temas discutidos nesta terça, dia 25, durante o Global Agribusiness Forum (GAF). O painel "Comunicação e Cooperação do Agronegócio no Mundo" ressaltou que o público está migrando das mídias tradicionais para novas mídias, a exemplo das redes sociais na internet. Uma mudança que coincide com o movimento de retorno dos jovens para o campo. Segundo o CEO do Canal Rural Donário Lopes de Almeida, a evolução da renda do setor e a crescente utilização de insumos tecnológicos at

Para o presidente do Instituto Peabirus, Rodrigo Mesquita, o mundo está criando um novo ecossistema da informação. De acordo com ele, com o público migrando para as novas mídias, as empresas do agronegócio precisam ouvir as pessoas que estão nas redes para estabelecer um canal de comunicação com o público.

– O setor precisa perder a timidez e ir até o público nas redes com uma comunicação ordenada. As empresas que seguem isso são três vezes mais competitivas que as que não estão nas redes. A comunicação é conversação, é diálogo. A economia física depende da economia social – assegura Mesquita.

Valorização do setor

De acordo com o coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), José Luiz Tejon, em recente pesquisa realizada no último ano, foi constatado que 81% da população urbana reconhece que o agronegócio é muito importante. Tejon lembrou ainda que o estudo revelou que, na comparação com outros setores da economia, o agronegócio ficou em quinto colocado no quesito “orgulho do brasileiro”.

– Descobrimos que as pessoas estão muito mais bem informadas do que pensamos, mas que o setor ainda está distante da sociedade urbana. A importância é percebida, mas ainda é vista como algo distante. As recentes pesquisas mostram que há uma mudança na valorização do agricultor e do agronegócio – disse Tejon.

Ele citou o comercial da Aurora como um bom exemplo a ser seguido, já que valoriza o setor, exemplificando o êxito dos pequenos produtores e apresentando o avançado sistema de rastreabilidade ativo na empresa, que permite controlar o leite longa vida, caixinha a caixinha, até chegar às mãos do consumidor final.

Segundo o especialista, as empresas do setor deveriam investir em ações de comunicação que remetessem à origem do produto.

– Precisamos comunicar de forma ética. Quando formos falar com a sociedade urbana, precisamos usar uma linguagem focada na educação, sem parecer propaganda – ressalta.

Conforme ele, os consumidores estão mais exigentes e se preocupam com a origem do produto, o caminho, o processo da produção e o impacto sobre a cadeia produtiva (sustentabilidade).

Tejon sugeriu trocar a ideia de agronegócio por agrossociedade, que é um conceito mais amplo e que envolve um grupo maior de pessoas, como uma cidade inteira, em torno da atividade rural. Ele destacou que falta uma orquestração do agronegócio para a agrossociedade. Segundo ele, é isso que vai nos levar para um mundo novo, onde o local atinja o global.

• Veja vídeos e entrevistas do Global Agribusiness Forum

• Curta a página do GAF no Facebook e fique por dentro das novidades

Clique aqui para ver o vídeo