Ferroeste (PR) eleva em 14,4% volume de carga transportada no 1º semestre

Nos primeiros seis meses de 2016 foram transportadas 285.603 toneladas úteis, em comparação com 157.392 toneladas úteis no ano de 2015; entre os produtos de melhor desempenho está a soja a granel

Fonte: Jorge Woll

A Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste), sociedade de economia mista que tem no governo do Paraná seu maior acionista, encerrou o primeiro semestre de 2016 com um aumento de 14,4% no volume total de cargas transportadas, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A empresa movimentou cerca de 488 mil toneladas úteis nos primeiros seis meses deste ano. 

Os produtos que apresentaram melhor desempenho foram soja a granel e cimento, informa a empresa, por meio de comunicado. No caso da soja, o incremento se deve ao maior volume do produto transportado este ano pela Cooperativa Agrária. O destaque nas importações foi o cimento, que registrou crescimento de 28%. 

Outro destaque é o recorde histórico no tráfego interno, com o crescimento de 81% na movimentação de produtos exclusivamente na malha da Ferroeste (origem e destino entre Cascavel e Guarapuava). Nos primeiros seis meses deste ano foram transportadas 285.603 toneladas úteis em comparação com 157.392 toneladas úteis no ano de 2015. 

A empresa detém a concessão para operar uma ferrovia entre Guarapuava, no estado do Paraná, e Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul, servindo o oeste e extremo oeste paranaense, Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina.