Hortaliças: conheça um guia para o cultivo de 50 espécies

Catálogo organizado pela Embrapa apresenta características e instruções para a produção das hortaliças mais comercializadas no Brasil

Os brasileiros consomem 27 quilos de hortaliças por ano, de acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) de 2008. Das inúmeras espécies cultivadas no país, a batata, o tomate e a cebola, pela ordem, lideram a preferência dos consumidores. Outros produtos também figuram na lista dos 10 mais comercializados: cenoura, abóbora, repolho, alface, chuchu, batata-doce e pimentão.

Além dessas espécies, a Embrapa listou, em um catálogo, outras 40 que formam o carro-chefe das vendas de hortaliças no Brasil. O material é ideal para agricultores e novos produtores que desejem diversificar sua cultura. Além de apresentar as características das plantas, o guia oferece uma série de informações sobre, como épocas e regiões para a semeadura.

A líder batata, por exemplo, se desenvolve melhor sob temperaturas amenas. Por isso, não há produção efetiva nas regiões Nordeste e Norte. Já a batata-doce tem maior afinidade com o calor. O frio, inclusive, pode reduzir a produtividade e aumentar o ciclo da cultura. Neste caso, Norte e Nordeste têm cultivo o ano todo.

Conheça o catálogo das 50 hortaliças mais comercializadas no Brasil e saiba como cultivá-las:

Nome:

Email:

Deixe um comentário:

Escreva os números da imagem:

últimas notícias

Previsão para hoje -


▲ Máx
▼ Min




Confira a previsão dos próximos dias

Fonte: Somar Meteorologia