Jovens agricultores se beneficiam de crédito especial de até R$ 16,5 mil

Recursos podem ser utilizados para custear a implantação, a ampliação e até mesmo a modernização da infraestrutura de produção ou serviços nos estabelecimentos rurais

Fonte: MDA

Agricultores familiares que tiverem entre 16 e 29 anos podem ser beneficiados por uma linha de crédito exclusiva para jovens. Segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, a linha especial é um apoio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e serve para facilitar o acesso e oferecer vantagens para que esses jovens financiem suas atividade produtivas. 

Pronaf Jovem oferece um limite de créditos de R$ 16.500 e uma taxa de 2,5% ao ano. Os recursos podem ser utilizados para custear a implantação, a ampliação e até mesmo a modernização da infraestrutura de produção ou serviços nos estabelecimentos rurais. 

Requisitos mínimos
Além de estar dentro da faixa etária favorecida, os jovens interessados no Pronaf Jovem devem preencher ao menos um dos seguintes requisitos: 

  • Ter concluído ou estar cursando o último ano em centros familiares rurais de formação por alternância ou em escolas técnicas agrícolas de nível médio;
  • Ter participado de curso ou estágio de formação profissional;
  • Ter recebido orientação de uma instituição prestadora de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) reconhecida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) ou
  • Ter participado no Pronatec ou Pronacampo.

DAP acessória
Para ter acesso ao Pronaf Jovem, o beneficiado deve ter ainda uma DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) acessória, proveniente da DAP da família. Para obter esse documento, o jovem precisa ser membro de uma família de agricultures familiares que tenha uma DAP principal. 

A DAP acessória pode ser retirada no escritório principal local da Emater, que é órgão oficial de assistência técnica e extensão rural, ou no sindicato dos trabalhadores rurais de seu município. 

Com a DAP em mãos, preenchendo ao menos um dos requisitos citados e tendo a idade adequada, o jovem pode submeter um projeto de crédito ao banco e ter acesso livre à linha de crédito.