Mato Grosso terá segunda faculdade de cooperativismo do Brasil

OCB-MT dará entrada no MEC em outubro deste ano, expectativa é que faculdade passe a funcionar em 2017Os presidentes das cooperativas do Sistema OCB-MT aprovaram a implantação da segunda faculdade para o cooperativismo no país. O instituto ficará na sede do Sistema, em Cuiabá, capital de Mato Grosso. A expectativa é de que a Instituição de Ensino Superior e Pesquisa do Cooperativismo passe a funcionar em 2017.

Fonte: Canal Rural/Reprodução

Assim a Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo (Fepcoop) entra numa nova etapa do projeto, que teve início em 2009, quando se discutia a necessidade de um ensino superior voltado para atender as cooperativas de Mato Grosso, parcerias e outros estados.

• Cooperativas catarinenses desenvolvem projeto voltado para formação de lideranças femininas

Para a assessora estratégica do Sistema OCB/MT, Janete Carmen Dalabarba, responsável pelo processo da Fepcoop, é um momento importante para o cooperativismo, já que o sistema de ensino convencional não oferece condições para exercer o cooperativismo. Janete explica que o próximo passo é conseguir a aprovação do projeto junto ao Ministério da Educação (MEC).

 O Superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti, projeta que em outubro será dada entrada no MEC da abertura da plataforma da faculdade. Ele destaca ainda que o instituto não será restrito às cooperativas mato-grossense, pois as parcerias estarão abertas, tanto em nível regional, nacional e internacional.

– Uma vez aprovado daremos inicio ao processo de implantação dos projetos de desenvolvimento institucional, pedagógico, regimentais e outros tramites para que o instituto atenda as nossas necessidades, seja em termos de governança, seja na profissionalização da gestão das cooperativas – comemora Mazzotti.