OCB pede remanejamento de recursos para financiamentos no Procap-Agro

Propósito é reverter decisão do BNDES, que interrompeu recebimento de novos pedidos de financiamentos

Fonte: Divulgação/Pixabay

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) pediu ao Ministério da Fazenda o remanejamento de recursos de outros programas ligados ao setor agropecuário ou mesmo a suplementação no orçamento da União de valores equalizáveis pelo Tesouro Nacional para a linha do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro), destinada à integralização de cotas partes.  

Segundo nota publicada no site da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a medida tem o propósito de reverter a decisão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que interrompeu o recebimento de novos pedidos de financiamentos do Procap-Agro, na modalidade cotas-partes, alegando o comprometimento total dos recursos da linha disponíveis para o ano agrícola 2016/2017. A medida foi comunicada pelo BNDES aos agentes financeiros no dia 7 de outubro.

Em ofício na última sexta-feira, dia 14, o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, argumentou que o Procap-Agro é um importante programa de financiamento, que viabiliza o suporte financeiro às operações das cooperativas e dos cooperados. No Plano Agrícola e Pecuário da safra 2016/2017, o governo federal destinou R$ 2,27 bilhões para o Procap-Agro, dos quais 80% para a modalidade giro, e 20% para o cotas-partes, cujas operações têm taxas de juros de 8,5% ao ano.